Na imagem Katia com seu cão-guia Willy
Na imagem Katia com seu cão-guia Willy

PROGRAMA CÃO-GUIA

O cão-guia é uma ferramenta de mobilidade e um facilitador no processo de inclusão da pessoa com deficiência visual.

Além disso, ele promove confiança, segurança, autonomia e independência. Favorece também a interação social e, consequentemente, eleva a autoestima do usuário.

Diferente da bengala, o cão-guia também desvia de obstáculos aéreos, como postes, galhos de árvore e lixeiras.

No entanto, para utilizar essa ferramenta de mobilidade e usufruir também de toda autonomia que essa tecnologia assistiva oferece, é fundamental que a pessoa seja independente quanto a sua orientação e mobilidade em locais internos e externos e realize rotas externas com total independência, usando a bengala ou outra tecnologia que facilite sua locomoção. Desta forma, a transição para o cão-guia será realizada de maneira mais natural

Imagem com um cão durante o treinamento no Instituto Adimax, correndo por um gramado.
Imagem de três cães durante o treinamento no Instituto Adimax, correndo por um gramado.
Imagem de um usuário caminhando com seu cão-guia em um gramado, durante o treinamento no Instituto Adimax
Imagem de dois cães socializando durante o treinamento no Instituto Adimax.
Imagem de um usuário caminhando com seu cão-guia em uma faixa de pedestre, durante o treinamento em dupla
Imagem de um usuário caminhando junto a seu cão-guia pela cidade, durante o treinamento em dupla
Imagem de cães filhotes caminhando em um gramado no Instituto Adimax
Imagem de um cão filhote cheirando a guia que é utilizada por um cão-guia
Imagem de um cão sob a sombra de uma árvore no Centro de Treinamento do Instituto Adimax
Imagem de quatro cães correndo por um gramado no Centro de Treinamento do Instituto Adimax
Imagem de um cão filhote no Centro de Treinamento do Instituto Adimax
Na imagem Kátia Garcia com seu cão-guia Willy em frente ao centro de treinamento do Instituto Adimax
Imagem de uma mulher com seu cão-guia em frente ao Centro de Treinamento do Instituto Adimax

PROCESSO DE TREINAMENTO

O treinamento de um cão-guia tem início com a socialização do filhote. Nesta fase, a família socializadora tem a responsabilidade de apresentar o mundo ao filhote por aproximadamente um ano. Após esse período, ele retornará ao Centro de Treinamento para treinos específicos e futuramente, será entregue ao seu novo tutor.

Na imagem primeira etapa do ciclo de programa + texto As famílias voluntárias trazem ao Centro de treinamento do Instituto Adimax as matrizes e padreadores que estão sob seus cuidados, para que acasalem e deem origem a futuros cães-guias.
Na imagem segunda etapa do ciclo de treinamento + texto O nascimento dos filhotes acontece na maternidade do Instituto Adimax, que é acompanhada 24h. Os filhotes ficam com a mãe até o desmame
Na imagem terceira etapa do ciclo do programa + texto pós o desmame os filhotes são inseridos em familias socializadoras, que ensinam obediência básica e apresentam a vida em sociedade para os filhotes.
Na imagem etapa 4 treinamento especifico + texto Após 1 ano de socialização, o cão volta ao Instituto e entra em treinamento especifico com os instrutores.
Na imagem ciclo do treinamento em dupla + texto Estando pronto para guia, inicia-se o treinamento da dupla pessoa com deficiência visual + cão-guia. A dupla cão/usuário se qualifica e retorna para casa, recebendo acompanhamento contínuo dos instrutores do Instituto Adimax
Na imagem o ciclo de aposentadoria + texto o cão-guia se aposenta em média, 8 anos após ter se formado. No entanto, o tempo pode variar de cão para cão.

COMO TER UM CÃO-GUIA

Se você é uma pessoa com deficiência visual, se identificou com o programa e deseja ter um cão-guia, leia atentamente o regulamento e se inscreva.

FAMÍLIAS SOCIALIZADORAS E DE ADOÇÃO

As famílias socializadoras e de adoção possuem papéis fundamentais. As famílias socializadoras auxiliam no processo de formação e socialização dos futuros cães-guias/cães de assistência, e as famílias de adoção são aquelas que se candidatam a adotar cães aposentados ou que não atingiram os requisitos para se tornarem um cão-guia/cão de assistência. Se você deseja ser uma família socializadora ou de adoção clique no botão abaixo para saber mais e se cadastrar.

DUPLAS FORMADAS PELO PROGRAMA

AO TODO FORAM FORMADAS 81 DUPLAS
Imagem do Alekssandre e seu cão-guia Xaile
Imagem da Bárbara e sua cão-guia Yzzie
Imagem da Ariadne e sua cão-guia Sol

NOTÍCIAS E ARTIGOS

Pular para o conteúdo